Alunos de Santa Maria matriculados em escolas da rede estadual não terão aula nesta segunda-feira (5). O anúncio foi feito após reunião da Secretaria da Educação (Seduc) com os 30 coordenadores regionais de educação realizada neste domingo. Na terça-feira haverá nova reunião para avaliar a situação de 16 coordenadorias, entre elas a que contempla Santa Maria.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na reunião, foi definido que as aulas da Rede Estadual retornarão a partir da terça-feira (7) para os estudantes das seguintes Coordenadorias Regionais de Educação (CRE): Uruguaiana (10ª CRE); Osório (11ª); Erechim (15ª); Rio Grande (18ª); Palmeira das Missões (20ª); Três Passos (21ª); São Luiz Gonzaga (32ª); São Borja (35ª) e Ijuí (36ª). A medida leva em consideração o fato de que essas regiões foram menos impactadas pelas enchentes e, portanto, estão aptas a retomar as atividades escolares no meio da semana. Nessas localidades, docentes e equipes diretivas estarão reunidos para atividades de planejamento e alinhamento das orientações para a retomada.
Já nas demais coordenadorias, que inclui a de Santa Maria (8ª), haverá nova reunião na segunda-feira (5) para avaliar a situação dos municípios. Em Porto Alegre (1ª CRE) e nas coordenadorias que abrangem as regiões de São Leopoldo (2ª), Estrela (3ª), Guaíba (12ª), Cachoeira do Sul (24ª) e Canoas (27ª), ainda não há previsão de retorno.
De acordo com a última atualização, às 18h deste domingo, de um total de 2.338 escolas estaduais, 733, em 229 municípios, foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Desse número, 278 foram danificadas. A Seduc, juntamente com a Secretaria de Obras Públicas e suas regionais, segue monitorando a situação das escolas nos municípios atingidos pelas chuvas, por meio do levantamento realizado pelas CREs.
Na rede municipal, pais e responsáveis devem contatar escolas para receber orientações sobre as aulas
No início da noite deste domingo (5), a prefeitura de Santa Maria emitiu uma nota sobre as aulas na Rede Municipal de Ensino. O texto orienta que pais e responsáveis de alunos devem entrar em contato com a escola em que a criança ou o adolescente está matriculado para receber orientações sobre as atividades letivas dos próximos dias. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as instituições de ensino da rede municipal enfrentam situações adversas devido às intempéries dos últimos dias, e as equipes diretivas fazem avaliações sobre o retorno ou não das aulas. Isso porque cada instituição tem a sua realidade específica.
Leia também:
- Confira os pontos de bloqueio nas principais rodovias da região de Santa Maria
- Abastecimento de água segue em 60% em Santa Maria neste domingo
- Pelo menos 30 munícipios da região decretaram situação de calamidade pública; confira a lista
- Mesmo com estradas bloqueadas, supermercados de Santa Maria não devem ter falta de alimentos